Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Velas no caminho


Tem coisas que podem parecer mórbidas, mas é melhor falar e deixar tudo claro para não dar problema nem dor de cabeça depois
Sou uma pessoa prática
Prática e também controladora, não gosto de fazer, mas gosto de falar como deve ser feito rs
Já falei com as meninas algumas vezes como quero meu velório. Caixão fechado por que detesto que fiquem me olhando quando não estou vendo .Tenho uma pasta com fotos que estou ( modéstia à parte) liiiinda que são para serem passadas em um slide show.Quero uma música que faça todo mundo chorar (ainda não tenho a música certa ,mas terei) e alguém falando da falta que vou fazer,de com sou divertida e blá blá blá.
Ou seja, quero todo mundo aos prantos e não sou doida de deixar meu “gran finale” na mão de ninguém menos competente do que eu. rs
Mas esses dias com essa coisa de feriado de finados chegando,fiquei na dúvida, se quero ser cremada ou enterrada
Minha mãe foi cremada e nas horas em que a saudade aperta fico sem referência, não sei para onde ir, não tenho um lugar para sentar e simplesmente me sentir um pouco mais perto dela.
Meu cachorro Xuxu foi cremado, mas nunca jogamos as cinzas dele em lugar nenhum, ele está bem aqui e quando sentimos saudade é só pegar a caixinha, pronto ali está o Xuxu.
Eu até hoje me arrependo de não ter guardado as da minha mãe...
Já falamos sobre lugares em que elas poderiam jogar minhas cinzas, Mariah falou que podia jogar em Padang minha praia predileta, mas isso não seria pratico quando elas ficassem com saudade.
Imagina ter que ir até Bali?
Ju falou em jogar em todos os lugares do mundo que fui e gosto, mas não achei a idéia de ser espalhada por ai muito confortável
Já pensei em mandar as duas cheirarem minhas cinzas que nem o cara lá do Rolling Stones (idéia predileta da Mariah)
Mas não quero incentivar a inalação de nada, nem mesmo minhas cinzas, sei lá...
Já pensei em mandar fazer um bolo ou em dividir e cada uma que guarde a metade de mim pronto.
Ser enterrada me pouparia ter que resolver o que elas iriam fazer comigo depois, mas também não gosto da idéia de ficar dentro de um caixão trancada
O fato é que o ser humano precisa de rituais e nunca senti isso tão forte como agora nesse dia de finados.
Desde que a mamãe morreu nunca tinha feito nada e tentava não pensar nessas datas ou não estar por aqui. Uma vez fui no dia das mães no Jardim Botânico onde estão as cinzas dela e me senti tão perdida quanto qualquer turista que passeava por lá.Apenas uma diferença eles sabiam o que estavam fazendo ali ,eu não.
Mas dessa vez foi diferente, nunca tinha me dado conta de que finados era tão próximo de Natal e Ano Novo, logo tão perto da morte dela e das datas mais difíceis do ano para mim.
Ir ao Jardim Botânico outra vez estava fora de questão, mas eu senti vontade de fazer alguma coisa.
O tal ritual.
Todas as coisas “importantes” da vida são marcadas por rituais, casamentos, separações, nascimentos, quinze anos, formaturas etc.
Não sei por que é assim, mas não sei muitas coisas e posso ficar sem essa resposta .
O que eu não podia era ficar sem o ritual nesse dia, não dessa vez.
Resolvi que queria ir a uma igreja e acender uma vela para ela.
O que eu não sabia, já que não sou freqüentadora de igreja é o bafafá que fica no tal lugar de acender às velas.
Já na chegada um bando de gente fazendo “leilão” de velas e eu que fui para acender uma me ví com uma dúzia na mão e sendo espremida por outras pessoas que provavelmente também estavam precisando de ritual.
As velas não encaixavam no lugar onde tecnicamente deveria ser apropriado para isso, algumas pessoas acendiam no chão.
Impensável, imagina se eu ia acender uma vela (uma dúzia) para minha mãe no chão, ia parecer muito mais um despacho do que qualquer outra coisa
Depois de muito me espremer, conseguir um cantinho e ficar por horas tentando encaixar a dúzia de velas, percebi que o vento estava trazendo o fogo de todas as outras velas exatamente para mim.
Levantava a manga do casaco com medo de pegar fogo, alguma vela caía, eu recolocava, muito barulho e pouca concentração
Uma dica, se você tem unhas longas e decidiu que vai acender velas, corte as unhas. Quase que as minhas foram para o beleleu ,o que seria uma desgraça já que era feriado e nenhum salão estava aberto.Unhas pegam fogo ,eu não sabia disso.
Velas acesas entrei na igreja para rezar, não sabia bem o que fazer, sempre acho que não combino muito com o local, assim como não combino com vestido de noiva e talvez por isso me sinta uma farsa ajoelhada dentro da igreja
Na saída uma velhota muito simpática me parou perguntando se era a primeira vez que eu ia aquela igreja
Eu sabia, estava na cara que não sou uma beata. Confirmei e ela me falou que quando vamos a igreja pela primeira vez temos que fazer três pedidos e que ela me garantia que pelo menos um seria atendido
Tarde de mais eu não ia voltar e ajoelhar outra vez
Voltei para casa com um nó na garganta ,gosto salgado de lágrima na boca e pensando que o único desejo que eu faria ,seria de poder estar com ela mais uma vez. Cinco minutos ,só isso.
Cinco minutos para dar um longo abraço, poder soluçar todos esses anos de saudade no ombro dela e falar da falta que ela me faz todo santo dia.
Depois do meu banho (que por problemas técnicos não tem sido dos melhores) deitada na cama olhando p foto dela percebi que não faz diferença o lugar em que ela está, se fiz algum tipo de ritual ou não. Ela sempre vai estar comigo por que é tão fácil lembrar dela quando me vejo fazendo alguma coisa que ela dizia que era para não fazer, ou olhando para uma coisa que ela gostava,repetindo alguma outra coisa que ela dizia para eu não fazer,falando alguma coisa que não sei quando mas sei que foi ela que me ensinou ,voltando a algum lugar em que estivemos juntas e a saudade ,sempre a saudade .
Achei que o melhor é deixar o meu velório um pouco de lado e viver. Viver com as minhas filhas cada segundo ,criar momentos especiais que fiquem marcados na memória por que é isso que vai nos manter para sempre juntas
Deitei e como em todas as outras noites torcendo para nos meus sonhos poder ter um pouco dela perto de mim.

PS Tenho certeza de que cada dia que fico feliz e consigo fazer a coisa certa é uma vela que acendo no caminho dela.

3 comentários:

  1. Mtooo lindo!
    Tua Mammy está te olhando com orgulho e carinho.
    E sim..feliz acende mais que velas, acende a luz entorno dos que te cercam.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais... encontrei tanta afinidade!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí. Sua mãe é puro orgulho de você.

    bjs

    ResponderExcluir