Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Reveillon Zen





Sempre fico perdida na hora de escolher um lugar para passar o ano novo. Tenho horror a fogos e multidão ,então Copacabana nunca foi uma opção.Festas lotadas também não acho graça .Acabo reunindo poucas pessoas na minha casa o que não é nada ruim ,mas esse ano isso estava fora de cogitação.
Queria uma coisa diferente, levando em consideração tudo que tinha me acontecido em 2011, eu precisava de alguma coisa que me desse energia para 2012, um lugar em que eu pudesse relaxar e me desligar um pouco de tudo. Reveillon Zen ou Retiro de Yoga como algumas pessoas preferiram chamar.

Achei a idéia perfeita, pelo menos foi o que eu achei rs

Uma casa linda, super bem cuidada, com cachoeira em um lugar chamado Cebolas pouco depois de Itaipava. Bom pelo menos o nome do lugar já era diferente rs e eu poderia levar meu cachorro o que era ótimo já que minhas filhas tinham outros planos.
Assim que cheguei ví um senhor tomando uma taça de vinho e fumando um cigarro, ufa eu não seria a única pecadora. Fui apresentada ao meu quarto e recebi uma folha com as atividades .Fui conhecer as outras pessoas, algumas engraçadas outras me pareceram a primeira vista um pouco estranhas ,mas eu já imaginava que teria de tudo.
Uma coisa que notei foi como faço um julgamento precipitado das pessoas, mas explico isso mais tarde.

Voltando...

Na hora do jantar que tecnicamente era para ser vegetariana, uma massa (carboidrato à noite já me irritei) rs fria, pouco molho (odeio massa sem molho) com abacaxi.
Vamos deixar uma coisa clara, não é porque não tem bicho na comida que ela é vegetariana. Então arroz e feijão é um prato vegetariano???
Ok pode ser, mas não é gostoso.
Sentada a mesa os papos iam da Índia a caminhadas por trilhas intermináveis no meio de algum mato qualquer. Quase fui fuzilada por uma menina depois de eu falar que odeio andar em mato cheio de mosquito ou fazer escalada para chegar depois de horas a algum lugar ,olhar a vista e ter que descer tudo outra vez.
A essa altura eu me perguntava em que lugar o homem do vinho e do cigarro tinha se metido.
Depois descobri que a moça sentada ao meu lado era professora de sânscrito. Mais uma vez cai na besteira de abrir a minha boca para perguntar por que diabos alguém estuda sânscrito? Logo descobri que a menina que quase me fuzilou era aluna dela, ops...

Fim do jantar e boa noite .
Dez da noite como assim boa noite?
Puta que pariu foi o que pensei na hora...

Enquanto caminhava para o meu quarto fui advertida para tomar cuidado com cobras e escorpiões que podiam machucar meu cachorro.
Nos vemos amanha às oito e meia para meditar e depois yoga ouvi alguém falar.
Me senti no colégio interno e pior não podia nem culpar meus pais por estar nele dessa vez rs
Fui dormir de bico, claro e dando graças a Deus que não teve nenhum tipo de revista, tipo em clínica e eu tinha meu vidro de rivotril e muitos maços de cigarro.

Oito e meia da manha.
O mundo sabe que não tenho habito de acordar a essa hora e que se por ventura isso acontecer meu humor vai estar muito próximo ao de uma pessoa com serias tendências para o assassinato.
Olhei para as pessoas que estavam sentadas próximas a piscina em seus tapetes de yoga e peguei uma reta para o meu carro.

Na cidade que era basicamente composta por três bares, uma escola, um salãozinho, um posto de saúde (que não funcionava) uma igreja, delegacia e um museu pequeno. Até que era bastante coisa pensei .
Um café preto, por favor,
Só tem de garrafa
É preto?
Ah preto é
Manda...
Eu de camiseta com quase todas as tatuagens a mostra em uma cidade pequena costumo ser sempre uma atração e despertar olhares que nunca parecem de admiração, não foi diferente dessa vez rs .
A que horas a igreja abre?
Ah não sei não.
Mas olha só, estou com o diabo no corpo.
Eu devo ter sido muito convincente já que menos de cinco minutos depois o dono do bar voltou em sua bicicleta.
A igreja esta aberta para a senhora pode ir.

Na verdade não fui rezar, fui dar uma “dura” em Deus e perguntando que mal eu havia feito a ele para sempre permitir que eu me meta em tantas roubadas.
Depois do café, cigarro e o papo com Deus voltei para o retiro e fomos para a cachoeira cantar mantras. Se tem uma coisa que sei fazer bem ,é limonada com os limões me caem na cabeça e esse era um ótimo momento para fazer isso .Depois dos mantras já estava mais relaxada e enturmada com as pessoas que na verdade eram todas muito legais .O sol finalmente abriu e fomos para a piscina ,expliquei que o retiro de alguns era de yoga mas o meu era zen rs ,e zen para mim , era não fazer nada que não fosse relaxar
Nesse dia as meninas acabaram também ficando na piscina e logo eu já estava de volta à cidade com uma delas a procura de uma manicure que fosse nos atender no dia seguinte, a coisa estava realmente melhorando rs .
Na volta participei da decoreba do mantra, mas difícil que já vi em toda minha vida. Ta certo que não conheço tantos assim mas esse realmente... Nesse momento entendi por que as pessoas estudam sânscrito rs.
Fui informada de que esse seria o mantra que cantaríamos cento e oito vezes seguidas a meia noite rs .
Depois do jantar que havia melhorado incrivelmente um violão e fomos dormir em um horário bastante razoável para meus padrões, duas da manha.
Notei como é difícil sair da zona de conforto, estar com pessoas que nunca vi na vida e testar o novo.

Eu fui por escolha, olhei para a programação no inicio como se fossem regras e não eram, ninguém nos obrigava a nada. A pessoa que mais se incomodou com meu cigarro fui eu, já que ninguém reclamou (talvez por educação rs). Eu não estava em uma clínica e muito menos em um colégio interno, eu estava em um lugar em que as pessoas por mais diferentes de mim que pudessem parecer à primeira vista, não eram tão diferentes assim. Varias já tinham viajado para os lugares que já fui todas eram engraçadas e tinham humor, algumas tinham suas dores e eu também tenho as minhas enfim. Eram pessoas que como eu queriam uma coisa diferente. A diferença entre nós talvez fosse que elas não estivessem tão armadas e criticas como eu estava no inicio.
Aprendi varias coisas diferentes com cada uma delas, talvez elas nunca saibam disso, mas a cada momento em que eu observava atenta aos papos eu estava tirando alguma coisa boa para trazer para 2012.
A ultima noite do ano foi encerrada com o tal mantra, confesso que não consegui decorar todo, mas ate completar cento e oito vezes eu já estava quase lá rs. Confesso também que senti uma energia tão boa e tão leve. O som do mantra ia entrando na minha cabeça e os pensamentos iam ficando no ano que estava indo embora, deixando um vazio bom, uma sensação confortável de apenas sentir. Sentir toda a paz que estava não só dentro da sala, mas dentro de mim naquele momento.
Foi lindo.

Pude sentir que as pessoas se abrasavam e desejavam que 2012 fosse feliz, de verdade, não era uma frase repetida por educação. Estávamos todos desejando aos outros o que desejamos a nós esse ano .
E foi assim que comecei meu ano, cheia de energia boa, cheia de lembranças legais desses dias para guardar e fui embora com saudade.
Saudade de algumas pessoas que mostraram ter um coração bom que foram muito mais tolerantes do que eu mesma consigo ser comigo às vezes.

Não vou falar nomes, mas aprendi com a força e a vontade de viver de uma menina, que poderia ter acreditado em médicos não muito delicados e ter desistido da vida. Mas ela não fez isso esta viva com olhos brilhantes e toda feliz e saudável. Aprendi com a gentileza dos donos da casa. Aprendi com as palavras que uma nova amiga que não para de viajar um segundo rs me disse no ouvido depois que terminamos o mantra (essa era das minhas só queria sol rs) Aprendi que não faz diferença o quanto possamos nos parecer diferentes ou que nossas vidas sejam mesmo diferentes, quando todos estão buscando uma mesma coisa nossos caminhos se encontram e a estrada fica muito melhor quando você tem mais pessoas para compartilhar. Existe uma beleza enorme nas diferenças e ela é sempre muito rica se deixarmos qualquer tipo de armadura de fora.
Meu ano começou bem e tenho escolhido que ele continue assim.

No carnaval já estou programada para um novo retiro e fica a dica aqui para quem quiser, garanto que vocês não vão se arrepender. Espero encontrar algumas das pessoas que estavam no ano novo e encontrar também novas pessoas .
Na verdade gostaria de agradecer a cada uma das pessoas que estiveram lá comigo, todas elas e continuo desejando que o ano seja feliz.
Talvez esse tenha sido meu maior aprendizado e o que eu mais deva colocar em pratica esse ano, respeitar as diferenças,aprender com elas e testar coisas novas .Elas podem fazer toda a diferença .
Não da para ceder lugar ao medo e ao preconceito o tempo todo, vamos ser mais abertos ,vamos viver a vida com mais otimismos e flexibilidade. Só caminhos novos vão nos levar a novos lugares .

PS Não vi mais o senhor do vinho e do cigarro rs.
PS 2 www.mergulhonoyoga.com o link para quem não gosta de carnaval, não é no mesmo lugar do ano novo, mas é lindo já estive lá também.
PS3 A dona da casa faz jóias incríveis e para quem gosta ai vai o link http://www.vanessarobert.com

2 comentários:

  1. MUITO ESPIRITUOSO!!!! DEI UMAS GARGALHADAS!!!! rsrrsrsr VOCÊ ESCREVE MUITO BEM O QUE LHE ACONTECE NO SEU DIA-A-DIA... PARECE UMA CRÔNICA!!!! PARABÉNS!!!!!!! SUA MENTE É MUIIIIITO PRÓDIGA!!!!!!!!
    .. ADOREI!!!

    ResponderExcluir
  2. ESSE RETIRO DEVESER BEM LEGAL , QUERO IR .VOU ENTRAR EM CONTATO COM ESSE SITE,PODEMOS COMBINAR ASSIM SERIA UMA ÓTIMA MANEIRA DE NOS ENCONTRARMOS AGORA SEU SENSO DE HUMOR PARA ESCREVER É ÓTIMOOOO!!! rs

    ResponderExcluir