Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Relação Frescobol






Sempre acabo de uma forma ou de outra escrevendo sobre relações, o que é uma piada já que sei tão pouco sobre isso. Vamos lembrar que muitas relações não é igual a relações de sucesso rs
Mas tem uma hora que fica inevitável falar sobre o que mais escuto todos os dias entre amigas e até alguns amigos, duvidas e medos não são méritos femininos.
Vejo homens e mulheres bonitos, inteligentes, independentes financeiramente e apavorados.
Apavorados com uma idéia de solidão que talvez exista muito mais nas fantasias do que na realidade. Parece que as coisas estão um pouco trocadas. Alguns homens se sentem uns merdas incapazes de serem amados por mulheres com um pouco mais de alto estima e do outro lado temos também mulheres que já se deixaram detonar tanto que aceitam qualquer coisa.
Isso tudo pode ser colocado na conta do medo e por conta do medo, fico vendo pessoas tão legais aceitando menos. Menos afeto,menos atenção,menos respeito ,companheirismo e menos mesmo.
Tudo bem ninguém está livre de uma fase ruim, eu também andei rodando por esse grupo dos medrosos rs, o que não da é para não fazer nada para mudar.
Fiquei por algum tempo em uma relação para lá de falida e foi difícil sair da zona de conforto, até que a zona de conforto se tornou tão desconfortável quanto uma cama de pregos. Não poder ou não conseguir mais dar o que o outro espera de você acaba se tornando tão frustrante quanto esperar alguma coisa de alguém que nunca parece disposto a te dar.
Nessa relação eu só recebia, não dava nada e esse nada foi criando um abismo entre nós dois.
Não se enganem, mesmo quando você deixa a regra do jogo clara, a outra pessoa tende a ouvir o que ela quer e quase sempre o que ela quer é provar por puro ego ou sei lá que nome se da a isso (já falei não sou boa em relações rs) que com ela vai ser diferente. Expectativas veladas e outras vezes “gritadas” no meio de discussões cada vez mais freqüentes, foram me mostrando que eu não tinha mais nada a fazer por ali.
Resolvi parar de brincar de faquir e sai da cama de pregos.
A tal da solidão não chegou, ao contrario já que estar comigo (pelo menos para mim) é bastante agradável rs. Também veio uma espécie de alivio, não por ter me livrado do outro, porque ele era legal, ele só não era legal com ele mesmo já que permitia e aceitava também uma relação em que a única coisa que ele recebia era o “menos”
Uma coisa importante é lembrar que ninguém faz nada que nós não deixemos que nos façam. Somos nós que ditamos as regras e que falamos como queremos ser tratados.Se aceitar menos uma vez,vai ter menos sempre.

Todo mundo sabe ou deveria saber que relações são feitas de trocas, tem trocas bem estranhas por ai, mas desde que as duas pessoas estejam de acordo e saiam ganhando tudo bem. Eu sempre brinco que tem relação tênis em que um joga contra o outro, cortes e saques violentos.
Mas tem também tem a relação frescobol. Ah essa sim, a relação frescobol os dois jogam juntos tentando “dar” a bola da melhor maneira possível para a outra pessoa poder devolver também de uma forma legal. Todo mundo ganha por que ninguém perde e é um jogo bonito de se ver .Se as vezes a bola cai não tem problema o “par- ceiro” entende e o jogo recomeça . É isso relações deveriam ser de parceria, mas não é sempre assim...

Não tem nada pior (claro deve ter, mas não vem ao caso agora) do que se sentir responsável pela dor ou alegria de outra pessoa. Não estou falando de anarquia conjugal em que todo mundo fala e faz o que quiser e o outro que se resolva, não é isso.
Eu só não quero que a outra pessoa precise de mim. Precisamos de água, de ar e de comida, mas de gente não. Quero uma pessoa que queira estar comigo e ponto, sem se despersonificar, sem deixar de ter suas opiniões ou ver o mundo através dos próprios olhos.Mas que me respeite ,isso é fundamental.

Mae West que eu adoro uma vez disse: O casamento é quando dois se tornam um, um se torna nada e nada se torna insuportável

Nunca esqueci isso e todas as vezes que percebo esse nada chegando me da arrepio.
Sou movida pela paixão e algumas vezes pela ira também rs, e não aceito nada menos do que beijos apaixonados, atenção e cuidado.

Não mudamos as pessoas e eu já devo ter repetido isso aqui umas mil vezes. As pessoas são o que conseguem ser ,cada um da o que tem .Se tem problema ,vai te dar problema .se tem baixa estima ,vai tentar detonar a sua . Se tiver medo vai te contaminar com isso, vai tornar sua vida um inferno sempre querendo provas de amor.
Eu vou te sacanear, você me ama?
Eu vou te deixar com o coração na mão, você me ama?
Eu vou fazer você acreditar que o que te dou (que é quase nada) é mais do que você merece, você me ama?
Eu não vou estar do seu lado no momento em que você mais precisar você me ama?

É um jogo louco doentio e se você entra nele vai se sentir exausto de tentar dar seu melhor e continuar recebendo menos. Vai se frustrar ,vai acreditar em falsas promessas e ai vai se frustrar outra vez . O outro vai se transformando em uma espécie de viciado, quanto mais provas você da mais ele quer e menos você recebe e ele nunca fica satisfeito.
Amor não é para ser provado é para ser constatado.Constatado todos os dias em pequenas coisas, pequenos cuidados que fazem uma diferença enorme.
Amor é para ser do bom
É muito fácil olhar para uma pessoa e saber que tipo de coisa se pode esperar vinda do outro lado, mais fácil ainda depois de alguns dias de convivência. Então por que insistir? Por que tentar transformar a outra pessoa em alguém que ela não é?
Transformar sapos em príncipes só nos contos de fadas e os príncipes da vida real não vem montados em um cavalo branco. Mas eles existem desde que você saiba o que quer e saiba quando é hora de pegar sua raquete e sair fora.
Existem pessoas muito legais por ai, mas só encontramos essas pessoas quando nos sentimos suficientemente legais para merecer.
Ficar sozinho não dói o que dói é uma relação ruim, isso dói muito.

Ps Não aceitem menos,mas também lembrem de não dar menos. Muitas vezes reclamamos do que não estamos fazendo.

4 comentários:

  1. Ah saudade dos seus textos Mulher....amei a definição da relação frescobol,super certo!
    E como dizia Chico Xavier: Você pode até morar numa casa mais ou menos,mas amar mais ou menos nunca...porque você corre o risco de ser uma pessoa mais ou menos!!!

    Mulher sempre com palavras certas e não foi por acaso que li esse texto....
    Bjus e fica em paz!!!

    ResponderExcluir
  2. esse foi um dos melhores textos que voce escreveu , falou de medo , auto estima , baixo estima , uma relação que se torna simplismente um nada porque já está morta há muito tempo , e que realmente as pessoas não mudam por voce , passei uma fase deitada numa cama de pregos , consegui me livrar disso , ando muito sozinha , resolvi ficar comigo mesma , me cuidar e esquecer um pouco de cuidar de marmanjos que só querem receber e não fazem nada em troca ( isso não é cobrança) é simpliemente uma troca que rola quando o parceiro é companheiro, amigo e que esta pronto pra te ajudar em momentos dificeis , mais uma vez adorei seu texto !!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei...estou naquela fase "Ela só quer, só pensa em (se) namorar"...saber gostar mais de mim pra gostar do outro! Sempre uma delícia passar por aqui!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana Karina, sou aluna da Universidade Federal de São Carlos - Araras, e estou fazendo uma analise sobre sua historia pra a matéria de Psicologia da Adolescência e Problemas Psicossociais, gostaria de entra em contato com você. Meu nome é Flávia Mendes sou aluna do 3 ano de Licenciatura Química meu e-mail é flavinha_max@hotmail.com; Desde já agradecida.

    ResponderExcluir