Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Carta ao velho Noel





Esse mês começou de cabeça para baixo e acho que continua rs. Sempre detestei final de ano, mesmo os que as coisas estão aparentemente normais. Já estou me acostumando ao surto coletivo que a maior parte das pessoas parece entrar e já sei que acaba rápido. Dia primeiro as praias ainda imundas e alguma ressaca, pronto começa o ano.
Mas dessa vez tudo (ou quase tudo) de ruim aconteceu, mas vou focar em uma das coisas já que dessa vieram sentimentos tão ruins de sentir.

Fui roubada dentro da minha casa, uma quantia grande e que claro me causou problemas. Fui à delegacia e se eu tivesse ido tomar um drink ou ido comer uma pizza teria tido o mesmo efeito. Na verdade foi bem isso , terminou em pizza ,nada foi feito e nem será provavelmente.
Nessa hora comecei a sentir o desamparo e não é nada bom. Depois a cabeça que não parava ,afinal de contas eu tinha quatro pessoas na minha casa .Quatro pessoas de inteira confiança.Quatro pessoas com álibis aparentemente relevantes e quatro pessoas conhecem minha vida melhor do que ninguém .

Era horrível desconfiar de qualquer uma delas.Tentativas de amenizar a decepção que me causaria descobrir qual dos quatro levou o dinheiro ,não adiantavam .Todos como eu disse eram pessoas de confiança.
Todos sabiam que o dinheiro estava aqui. Nem todos sabiam em que lugar estava. Quase todos tiveram tempo para isso.

E a duvida, ah a duvida...

Me sentia péssima por desconfiar de qualquer um deles,mas não me sinto mais.
Afinal de contas desde que o mundo é mundo o justo paga pelo pecador. Um pecador e três justos essa era a conta que eu repetia o tempo todo .
Senti muita raiva, muita mesmo. Desejei que coisas horríveis acontecessem a quem fez isso e desejei mais de uma vez. Voltava a ficar triste e fiquei dias assim, mudando da raiva para a tristeza como em um ballet alucinado.

Ouvi algumas pessoas me falando que não posso isso ou aquilo, que tenho que me expor menos, confiar menos, acreditar menos e blá blá blá. Mas que tipo de relação se constrói com pessoas em quem não confiamos? Como é que se faz isso?
Eu sinceramente não sei e não me parece que seja uma forma legal de viver.
Algumas pessoas são más, isso é fato, mas todas?

Não, não acredito nisso.

Ser traída (é como me sinto) por alguém em quem você pode chamar de amigo ou em alguém que trabalha na sua casa que sabe seu dia a dia é tão frustrante ...
Outro dia ouvi que o único pecado é roubar.
Quando você mente para uma pessoa esta roubando o direito que ela tem de saber a verdade. Quando se faz passar por quem você não é ,esta roubando as pessoas de te conhecerem de verdade. Quando você mata, esta roubando de alguém o direito a vida. É isso roubar deve mesmo ser um dos maiores pecados,por que é dele que vem todos os outros
E como não podia deixar de ser, vendo toda hora alguma coisa em qualquer lugar que se vá sobre o Natal rs , fiquei me perguntando o que eu escreveria na minha carta ao velho Noel.

Acho que eu pediria que paz fosse uma coisa inabalável. Que as pessoas dessem sempre o seu melhor, que eu tivesse olhos mais atentos para identificar quem realmente vale à pena conviver comigo. Pediria que coisas ruins não acontecessem a pessoas boas. Pediria que quando uma pessoa pergunta a outra como ela esta, que isso seja de verdade e não um habito por educação.

Foi ai que sentada na minha varanda, parei de ler o livro que eu tentava me concentrar e olhei em volta. A vista linda da minha casa, uma opera que vinha do visinho, mas que parecia vir do vento já que combinava tanto com o contexto, o sol batendo morno em mim e ai agradeci .
Agradeci e consegui perdoar. Entendi que minha vida é tão rica ,não estou falando de dinheiro mas de possibilidades . Faço coisas que algumas pessoas sonham fazer um dia, mas vão continuar só sonhando. Vou a lugares que outras pessoas nunca vão poder ter a oportunidade de conhecer. Vi o lado negro e por isso dou tanto valor ao lado claro, cheio de sol, cheio de vida. Tenho filhas incríveis. Tomo porrada e me recupero rápido.Meu humor pode se afastar as vezes ,mas nunca me abandona de vez e isso faz tudo ficar mais fácil. Posso escolher a hora que acordo, que durmo, não tenho que me matar para viver e não tenho que roubar nem trair pessoas que confio e que confiam em mim .Não levo uma vida de mentira sentada atrás de um teclado(adoro os teclados rsrs) mas levo uma vida real com tudo que tem de bom e de ruim. Me apaixono ,desapaixono, não tenho que fingir ser alguém que eu gostaria de ser. Eu sou quem eu gosto de ser.

Desejei nesse momento que a pessoa que me roubou faça muito bom uso dessa grana, que consiga ter momentos felizes e que entenda que dinheiro não é e nunca será a coisa mais importante da vida. É melhor termos pessoas em quem podemos confiar é melhor termos sonhos que podemos, realizar é melhor deitar e dormir em paz e é muito melhor não ter vergonha da pessoa que você vê refletida no espelho quando se olha todas as manhas .
A vida continua, certamente mesmo tendo perdoado, não vou conseguir mais conviver com essas quatro pessoas da mesma forma que antes, sou humana e não sou hipócrita. Uma arma na cabeça empunhada por um desconhecido teria doido muito menos quanto a isso não tenho duvidas.

Mas o verão chega amanha e eu vou aproveitar o sol e fazer o que sei fazer bem, prosseguir.
Eu desejo que o Natal de vocês seja cercado por pessoas em quem vocês possam confiar e desejo que vocês sejam pessoas em que se possa confiar.

Ps Há momentos em que devemos agir puramente pela fé e continuar a acreditar na decência humana, mesmo quando ela não pode mais ser vista

2 comentários:

  1. Lembrei de uma frase:" Sou uma pessoa rara, porque ainda acredito na raça humana"
    Mulher, vc sabe que isso lhe mostra o qto coisas ruins acontecem, e como a confiança é posta a prova dia após dia.E como pedir pra alguém segurar um copo e soltá-lo, ficará em pedaços e não vai adiantar pedir desculpas, porque quebrou.Vai ter substituições, mas nda será do msmo jeito.
    Então amiga use sua bondade, perdoar é pro fortes, e vc sem duvida é muito forte!!!

    Força guerreira e não se esqueça: O que vale é oq vc tem por dentro!!!!!

    Bjão e flz 2012

    ResponderExcluir
  2. Você sempre me surpreende de um jeito bom e extremamente humano. Lê-la é sempre um presente. Feliz "devir" para ti!!!

    ResponderExcluir